segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Quer saber o que é um novo produto?


O que é de facto um produto novo? A novidade de um produto pode ser avaliada no contexto da sua relação com os que o vão comprar ou utilizar (Global Marketing – Pearson International Edition). A novidade pode também ser organizacional, como quando uma empresa adquire um produto já existente, com o qual não tem qualquer experiência. Por último, um produto existente que não é novo numa empresa pode ser novo em determinado mercado onde a empresa pretende entrar.

As ideias para um produto novo podem vir de muitas fontes, incluindo clientes, fornecedores, concorrentes, vendedores de uma empresa, distribuidores e agentes, executivos de subsidiárias da empresa, executivos da sede, fontes documentais (por exemplo, relatórios e publicações) e, finalmente, observação da realidade do mercado envolvente.

O produto pode ser uma invenção inteiramente nova ou inovação que exige uma relativamente grande “aprendizagem” por parte dos utilizadores. Quando tais produtos são bem sucedidos , eles criam novos mercados e novos padrões de consumo, que podem representar um literal corte com o passado. Exemplos disto são muitos produtos de tecnologias avançadas.

Mas existem outros tipos de produtos novos, que não são tão drásticos no corte com o passado e não exigem tanta “aprendizagem” por parte dos utilizadores. Estes produtos partilham certas características com as gerações anteriores, mas incorporam novas características que oferecem valor acrescentado, tais como uma substancial melhoria no desempenho ou maior conveniência. A indústria electrónica de consumo é um exemplo onde se encontram muitos destes novos produtos.

Muitos novos produtos caem numa terceira categoria, designada inovação na continuidade. Tais produtos são praticamente versões “novas e melhoradas” de produtos existentes e exigem menores despesas de investigação e desenvolvimento do que os casos anteriores. Existem milhares de exemplos destes novos produtos e os consumidores estão já muito habituados a aceitá-los no mercado.

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