sábado, 17 de janeiro de 2009

Adaptação do produto e da comunicação

Por vezes, os gestores verificam que as condições dos mercados externos são muito diferentes das que existem no mercado interno. Nomeadamente, as preferências podem ser diferentes, bem como as funções que o produto serve podem ser diferentes. A receptividade à comunicação pode também ser diferente. Na essência, trata-se de uma combinação das estratégias desenvolvidas em artigos anteriores: adaptação do produto e da comunicação.

Por exemplo, nos EUA as consumidoras de produtos de limpeza são abordadas por um determinado fabricante de modo a pouparem tempo nas limpezas. Mas os gestores descobriram, ao lançar os produtos em Itália, que para as consumidoras deste país a poupança em tempo não era importante, o mais importante era o resultado final dos produtos. Assim, para o mercado italiano, os gestores reformularam certo produto de limpeza no sentido de ter um resultado final mais completo. A comunicação na televisão também foi reformulada.

Como notaram através dos artigos anteriores, as estratégias são quatro (extensão do produto/comunicação; extensão do produto/adaptação da comunicação; adaptação do produto/extensão da comunicação; adaptação do produto/comunicação neste artigo), mas estas alternativas não se excluem mutuamente. Noutras palavras, uma empresa pode utilizar simultaneamente diferentes estratégias de produto/comunicação em diversas partes do mundo.

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