sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vantagens da internet para os negócios

Agora que a crise económica está a afectar os consumidores, é altura das empresas optarem mais pela internet, pelo grande interesse na redução de custos. As vantagens da internet são partilhadas, quer por consumidores, quer por empresas ou instituições. Em relação aos consumidores, pode-se apontar, em síntese, a disponibilidade da informação, o divertimento, a facilidade de experimentação, a satisfação imediata, a conveniência e a interactividade ou mesmo resposta simultânea.

Em relação a empresas ou instituições as vantagens são a presença na rede, redução de custos, maior interactividade, comunicação integrada, melhoria do serviço ao cliente, teste de novos produtos e serviços no mercado e acesso permanente a este. Outras vantagens são o acesso a mercados internacionais e a outros segmentos ou nichos, a melhoria dos tempos de transacção, a redução dos erros de processamento, a disponibilidade de uma oferta à medida do cliente e o estímulo à inovação e à adopção rápida de novas tecnologias. Finalmente, uma vantagem para as empresas é o aumento das vendas.

A este tema o livro “Marketing Internacional” (Edições Sílabo, 2005) dedica um capítulo em que refere, por fim, que a internet permite que o negócio esteja aberto 24 horas por dia (e todos os dias do ano), conduzindo a que se possam ultrapassar os problemas dos fusos horários, e possibilitando a que pessoas de todo o mundo acedam dentro do seu horário de actividade.

Sem comentários: