terça-feira, 21 de julho de 2009

Pensamento criativo – O salto mental

Em quase todos os aspectos do marketing o pensamento criativo tem que estar presente. Um “marketer” tem que estar aberto às possibilidades, tentando resolver problemas por hipóteses, dar saltos mentais e depois ver o que se comprova verdadeiro ou não. Como sabemos ou calculamos, Einstein sempre usou hipóteses para resolver as suas derivações matemáticas, para conjecturar uma possibilidade que ele depois procurava comprovar ou não. A derivação lógica vai conduzir-nos a certos caminhos de pensamento, dependendo de onde começarmos. Ter curiosidade constante e confiança para perguntar “e se?”, em vez de buscar a segurança do que está próximo ou é conhecido.

O “marketer” tem que começar com a mente aberta, livre de convenções, aceitando novas perspectivas, desconstruindo um problema e depois remontando de uma forma melhor. Muitas grandes ideias foram rejeitadas porque não se ajustavam ao pensamento convencional e foram denunciadas como pouco práticas ou “à frente do seu tempo”. Por exemplo, os fabricantes de disquetes não viram imediatamente a chegada arrasadora dos CD-ROM e, mais recentemente, dos “pen-drivers” USB. De facto, um “marketer” tem que trabalhar numa ideia de modo progressivo e rigoroso e também criativo a fim de dar o salto mental.

1 comentário:

Unknown disse...

"O Marketer tem de começar com a mente aberta"...isto é, o marketer tem pensar, e mesmo desenvolver, todas as suas ideias para ver a propria ideia é boa para o produto/serviço onde trabalha.

Todos os marketer têm de ser criativos, têm de utilizar a mente, ou mesmo, sonhar com as ideias...a criatividade pode ser algo que já se tenha feito, mas muito modificada, de forma a estar bastante melhor...para ser o inverso desta logica, a palavra mais direccionada é original...
Para um verdadeiro marketer, ter pensamentos creativos é bastante facil, porém o seu perfil pode não responder com a area. Mas o mais dificil é explorar a ideia, ou avançar para acção...porque pode haver muitos obstaculos, como, condições financeiras, burocracias do país, o seu target pode não ser aquele o mais desejado,.....e muito mais!