domingo, 30 de agosto de 2009

Serão os profissionais de marketing os melhores administradores executivos? – Parte II

Para poder liderar as suas equipas funcionais e influenciar a organização, os líderes de marketing precisam concentrar-se nas decisões práticas e correctas, que atraiam as pessoas e realizem resultados. Muitas vezes isso envolve um equilíbrio perfeito entre vários factores:
- Liderança versus Gestão – Saiba quando tomar a decisão e quando incentivar a acção. Inicie cada reunião com a frase “Quais as decisões que são necessárias tomar e por quem?
- Responsabilidade final versus Responsabilidade primária – Identifique quais as actividades que podem ser delegadas a outras pessoas sem a perda da responsabilidade final. O número de actividades pelas quais o líder é directamente responsável deve sempre ser pequeno.
- Funcional versus Organizacional – Decida quais as actividades organizacionais a serem apoiadas ou possibilitadas e como elas podem ser concluídas ao mesmo tempo em que os objectivos funcionais são motivados, sem esquecer quais delas são essenciais à concretização desses objectivos.
- Generalista versus Especialista – É raro ver um líder necessitar ser um “expert” em tudo, ou em qualquer coisa que entre na sua área de actuação. Mesmo que o líder tenha experiência técnica, é melhor que esse conhecimento não interfira em nada, a menos que seja necessário.
- Urgente versus Importante – Cada pessoa, incluindo o líder, precisa saber distinguir o que realmente é importante independentemente dos vários objectivos. Mantenha o controlo das suas próprias prioridades se quiser atingir resultados significativos.

Uma vez que o papel do marketing é cada vez mais uma função e uma mentalidade de negócio, o papel de líder de marketing está em alta e, de certo modo, em baixa (para usar termos tradicionais e hierárquicos). Isto vai exigir aos profissionais mais concentração, uma maior capacidade de influenciar e colaborar e o reconhecimento das fontes positivas de “poder” que os profissionais de marketing conseguem exercer – a experiência de mercado que têm, a intimidade com o cliente, capacidade de inovação e criatividade, bem como a aptidão para aplicar essas fontes em toda a organização, com estratégia e tino comercial (Fonte: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).

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