sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Marketing e economias sem fronteiras

Cada década fica conhecida por algo específico, seja pela música, moda, política ou economia, ciência ou tecnologia. A década de 1980 marcou a queda do comunismo e a de 90 o surgimento de um mundo conectado. As mudanças ocorridas desde o ano 2000 foram mais numerosas do que conseguiríamos listar. O rótulo de uma era é, por si só, um desafio, quando tentamos entendê-la.

As mudanças cíclicas – breves ou longas, que influenciam os mercados – conseguem revelar os segredos da evolução do mundo. O entendimento de como o mundo vai evoluir determina como devemos agir no presente. Hoje já somos capazes de ver as tendências que geram maior impacto nos nossos mercados e maneiras tradicionais de fazer marketing. No marketing, algumas das mudanças mais significativas provavelmente ocorrerão.

Nas economias sem fronteiras, a economia tornar-se-á mais global e conectada, na medida em que a experiência evoluir em diferentes áreas. Os bens de consumo hoje fabricados na China muitas vezes foram concebidos nos EUA, transformados em aplicações na Europa e transportados ao Oriente para serem produzidos. A Sony vai buscar inspiração ao Ocidente, enquanto empresas norte-americanas procurarão por produtividade no Oriente. Os profissionais de marketing precisam reconfigurar o seus papéis para conseguirem entender como, onde e quando serão capazes de acrescentar o máximo de valor às cadeias de valor global.

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