sábado, 19 de setembro de 2009

Um manifesto pelo marketing nas PME

O marketing precisa de realinhar-se às prioridades do negócio e gerar um valor excepcional tanto para o cliente como para os empresários das PME. Os profissionais de marketing precisam de adoptar um novo papel na organização, com novos comportamentos e novas capacidades.

Qual o novo papel dos profissionais de marketing das PME?
- Campeões dos clientes – Baseados no “insight” do marketing sobre as reais necessidades e preocupações dos clientes, sejam estes os consumidores ou os intermediários, com a garantia de que as promessas da marca se tornem uma realidade eficiente e atraente.
- Inovadores no negócio – Com o aproveitamento das melhores oportunidades para inovar em todo o negócio. Com uma visão clara, com uma criatividade radical para transformar as melhores ideias em produtos e serviços distintivos.
- Motivadores de crescimento – Com a ondulação do negócio a um patamar de crescimento rentável, baseada na garantia de que o negócio esteja focado nas melhores oportunidades para gerar, acelerar e sustentar fluxos de caixa futuros e, com isso, assegurar às PME um retorno superior.

Ou seja, se os profissionais de marketing não mudarem, eles ficarão cada vez mais isolados, perdendo a sua importância, ao mesmo tempo que os empresários partirão em busca de outras disciplinas que estejam mais preparadas para aceitar o desafio e a responsabilidade pelo sucesso do negócio.

O marketing tem diante de si uma oportunidade única para motivar os negócios, para chegar à essência da formulação da estratégia, para melhor entender os clientes, para conseguir o combustível e o foco que os colegas da PME precisam e reposicionar-se como o motor da geração de valor.

Contudo, ao aceitarem estes novos papéis, os profissionais de marketing também precisarão de adoptar novos comportamentos e desenvolver novas habilidades. Mas, o mais importante, os profissionais de marketing terão que:
- Ser responsáveis pelo crescimento rentável do negócio, gerando decisões e prioridades, encontrando o equilíbrio entre interesses de curto e longo prazo, medindo e expressando o valor gerado.
- Actuar em colaboração, ou seja, posicionar-se preferencialmente à frente do trabalho em todas as esferas do negócio, equilibrando estratégia e implementação, motivados pelo “insight” do cliente, gerando experiências atraentes.
- Desenvolver novas capacidades, isto é, tornar-se mais estratégicos, inovadores e comerciais, adoptando novos processos e modelos de marketing e traduzindo a fala dos clientes na linguagem das finanças para a PME (Fonte: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).

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