sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Marca branca ou marca?

Estamos habituados a ver nos supermercados e hipermercados, as prateleiras com produtos de marca de fabricante, muitas vezes grandes fabricantes, ao lado das chamadas marcas brancas dos supermercados e hipermercados. No início eram marcas próprias com embalagens francamente inferiores em aspecto às marcas dos fabricantes, principalmente das grandes companhias, que tinham investimentos em publicidade. Mas os preços eram inferiores e, portanto, começaram a sair das prateleiras. A pouco e pouco os consumidores foram experimentando, comprando ora a grande marca ora a marca branca e comparavam a qualidade. Consoante o que achavam voltavam à marca do fabricante ou não. Na maioria das vezes preferiam a marca bem conhecida do fabricante que lhes dava maior confiança. Era ainda o tempo da lealdade à marca.

Gradualmente, as marcas brancas começaram a apresentar embalagens mais sofisticadas, apresentando todas as variedades que as marcas de fabricante apresentavam, ou seja, para os vários tipos de pele, ou cabelo, ou roupa, ou com diversos benefícios, de modo semelhante a uma marca de fabricante. O seu lugar na prateleira rivalizava com as marcas de fabricante, mas não estavam mais visíveis. Apenas o nome e o preço as diferenciava. A grande diferença estava no preço.

Hoje, a grande diferença ainda está no preço, mas as embalagens estão melhores, aparentam qualidade, sabendo o consumidor que se optar por uma marca de fabricante conhecido leva qualidade dentro da embalagem, mas se optar pelo preço baixo faz uma boa poupança e até pode acontecer que a qualidade não seja tão inferior. Com a crise fica-se frequentemente pelo preço mais competitivo.

Entretanto, as cadeias de supermercado começaram a fazer publicidade ao seu nome, à sua marca, e os produtos nas prateleiras começaram a identificar-se com a imagem da cadeia de supermercados e a beneficiar dessa imagem.

Reparemos agora num caso concreto, a cadeia Pingo Doce, que lançou uma campanha com um conceito inovador, a carne de vitela nacional Pingo Doce, produzida nas melhores quintas, sendo os animais alimentados com as melhores rações, etc. etc. Isto, sendo embora marca branca (existem outros produtores de carnes), aproxima-se de marca bem trabalhada. A imagem irá reflectir-se nos outros produtos Pingo Doce. Trata-se de marca branca ou marca?

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