quarta-feira, 24 de março de 2010

Caso Rentacar – Uma grande empresa com espírito de PME

A Enterprise Rentacar orgulha-se de ser “uma grande companhia que parece uma pequena empresa”. Em menos de 50 anos, a empresa fundada por Jack Taylor disparou de uma simples concessionária de veículos para o topo do segmento de locação de automóveis. Os valores de Taylor eram tratar empregados e clientes como membros da família e nunca fazer concessões em relação ao compromisso de serviço superior ao cliente. A Enterprise cresceu silenciosamente até se tornar a maior locadora de veículos da América do Norte, porque rejeitou a sabedoria convencional de focar em locações de férias ou em aeroportos.

Ao contrário, a Enterprise e os seus 57.000 funcionários que compartilham o sucesso da empresa, cresceram nas cidades do interior, focando-se em locações de curto prazo e de substituições. A companhia gere actualmente mais de 7 mil milhões de dólares com os 600.000 carros que detém. As anteriores líderes da locação de veículos – Hertz e Avis – passaram a precisar de se esforçar ainda mais.

Com o foco no mercado, os valores da empresa vão no sentido de incentivar o pessoal a compartilhar um espírito empreendedor, mais associado a uma pequena empresa, trabalhando cliente a cliente, carro a carro, para ser a melhor do segmento e não a maior. A cultura de serviço e o foco no mercado permite-lhe cobrar um preço “premium” de mercado e entrar rapidamente em novos mercados que, aos olhos convencionais, pareceriam saturados.

Ao longo do caminho, Taylor criou milhares de milionários entre os funcionários que trabalham duramente e compartilham o sucesso da Rentacar ao associar recompensas à criação de valor de longo prazo. Taylor disse. “Não temos o direito ao nosso sucesso, temos que lutar por ele dia a dia” (Fonte: "Marketing Genius", Peter Fisk, 2006).

Há poucos anos, a Enterprise começou a remodelar os seus negócios para assegurar mais sucesso no futuro. Começou a mover-se rapidamente para novos mercados, particularmente na Europa. Embora o seu cliente-alvo continue a ser aquele que procura locação de curto prazo, para fins-de-semana ou enquanto o carro está na oficina, a Rentacar também está finalmente a testar o mercado dos aeroportos. Aluguer de veículos ainda é o foco e, na verdade, a empresa desfez-se entretanto de outros negócios não relacionados com o sector automóvel.

Sem comentários: