quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um pequeno grande negócio interessante

Surgiu nos anos 1980 ou 1990 em Portugal, tendo a ideia vindo da América do Norte. Trata-se de alugar espaço em armazéns, na dimensão que cada um necessita. Apenas alguns metros quadrados, ou muito mais. Os clientes são empresas ou particulares. A principal necessidade que serve é a falta de espaço para arrumar ou guardar temporariamente muita coisa: equipamento de empresas não necessário ou temporariamente não necessário; mobiliário que não se pretende vender, apenas guardar até novas decisões; livros e documentos que não se pretende deitar fora, por enquanto; bicicletas e afins que não são precisos, por enquanto; diversas “coisas” que se guardam em arrecadações, quando estas já não têm espaço disponível, etc. etc.

Existem poucas empresas neste negócio, mas todas estão bem de saúde. Têm armazéns em diversas localidades das grandes cidades e os clientes são variados, desde empresas que não têm espaço de arrumação suficiente, até particulares que mudam de casa e necessitam durante algum tempo guardar os seus móveis e equipamentos domésticos.

No início, a publicidade do negócio era feita nos principais jornais de anúnicos, mas mais tarde fixou-se na Internet. Actualmente, grande parte dos novos clientes surgem através da Internet.

Os preços são moderados e compensam, a acessibilidade aos locais é fácil (os clientes ficam com chave do portão central e do respectivo espaço). A administração do espaço faz-se com pouco pessoal e equipamento informático e de vigilância. O espaço oferece toda a segurança e limpeza. Enfim, uma ideia que convém não copiar muito pois o excesso de concorrência estraga o negócio a todos. Mas pode ser copiada em cidades suficientemente grandes onde não exista ainda esta ideia implementada.

Sem comentários: