domingo, 4 de julho de 2010

Profissionais de marketing – Centro dos negócios nas PME

É hora de o marketing assumir o papel central. Os profissionais de marketing deveriam ser os colaboradores mais importantes, influentes e inspiradores na comunidade dos negócios. No entanto, há muito esses talentos estão a ser confinados a funções de suporte e as suas contribuições continuam à margem dos desafios centrais do negócio. Dessa forma, os negócios não conseguirão sobreviver nos mercados actuais.

Principalmente nas PME, os profissionais de marketing fazem falta. Repare que há muito as PME alemãs (um sector forte e importante na economia daquele país) usam e abusam do marketing como arma para atingirem os mercados interno e externos.

Hoje em dia, as PME precisam dos profissionais de marketing e do marketing mais do que nunca, para poderem aceitar os desafios da complexidade dos mercados e da intensidade da competição, para se tornarem a força motriz criativa e comercial da empresa e para abraçarem a verdadeira orientação para o cliente, a inovação e o crescimento rentável.

Todavia, os profissionais de marketing precisam fazer mais, estar mais comercialmente orientados na maneira com que abordam os seus mercados, ser mais competitivos e criativos, e mais concentrados no próximo alvo da organização para a qual trabalham.

Um estudo revelou que os administradores executivos de muitas empresas necessitam que os seus profissionais de marketing façam muito mais. Eis uma lista das prioridades do negócio, todas com relação directa com o marketing:
- Atingir crescimento sustentável, orgânico, máximo – por meio de investimento em marcas, com um melhor entendimento do cliente, mais inovação e um melhor equilíbrio entre estratégia e implementação.
- Lidar com a crescente regulamentação dos sectores – com a construção de um melhor relacionamento com legisladores, influenciando positivamente a direcção dos mercados, tornando-se cidadãos corporativos mais envolvidos, em vez de desafiar tudo e todos como se fossem inimigos.
- Lidar com os custos de gestão – descobrindo maneiras mais eficientes de trabalhar, fazendo tudo melhor, em vez de executar tarefas sempre da mesma maneira e criticar os custos inerentes.
- Aumentar a velocidade e a capacidade de resposta da organização – contemplando a necessidade de agilidade para responder aos mercados em constante mudança, diminuindo por vezes os laços com certos produtos, mantendo uma melhor sintonia cultural com o presente e o futuro e não com o passado.

Existem muitos desafios e oportunidades para o marketing e os profissionais de marketing. Em especial, muitos CEO têm predisposição para fomentar uma mentalidade de marketing em todas as esferas de negócio e não apenas na sua funcionalidade. As PME deveriam apostar no marketing e nos profissionais de marketing em todas as esferas dos seus negócios para se expandirem.

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