quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rever a estratégia de marca – Adaptação à mudança

Existe um paradigma na adaptação à mudança que é a Coca-Cola. Ela é frequentemente considerada como o caso exemplar de uma marca resoluta e consistente, com um produto imutável. Para os consumidores, o fiasco da New Coke nos anos 1980 apenas serviu para reforçar a ideia de que a Coca-Cola permaneceu essencialmente inalterada durante mais de um século. No entanto, a Coca-Cola sofreu inúmeras transformações, mas é claro que muitos elementos essenciais do produto e da marca permaneceram inalterados. A empresa reagiu continuamente à alteração das preferências dos seus clientes, lançando a Diet Coke, a Coca-Cola sem cafeína, a Coca-Cola Zero, bem como inúmeros novos formatos, incluindo garrafas PVC, latas, doses à pressão e novos locais de consumo, incluindo máquinas de venda ao público, etc.

Muitas outras marcas, mesmo muitas que se encontram à venda há várias décadas em posições de liderança, procederam a adaptações à medida que os mercados mudavam e que as preferências dos consumidores se encaminhavam em novas direcções. Essas são as marcas de sucesso que se adaptam a gostos e necessidades em mudança.

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