segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Marketing-mix do marketing de exportação e do marketing global

No artigo anterior referi-me ao facto de termos passado de uma Europa exportadora para uma Europa em que as empresas encontram uma concorrência global. Neste artigo vou referir as principais diferenças entre marketing de exportação e marketing global, através da análise sintética do marketing-mix.

Irei sintetizar os objectivos, a segmentação, o produto, o preço, a distribuição e a comunicação, quer no marketing de exportação, quer no marketing global.

OBJECTIVOS: no marketing de exportação é a transferência para o estrangeiro da política de marketing interna; no marketing global é a concepção de uma política de marketing global.

SEGMENTAÇÃO: no marketing de exportação é visar o segmento de mercado mais importante ou mais adequado à empresa; no marketing global é procurar segmentos de mercado idênticos transpondo as fronteiras.

PRODUTO: no marketing de exportação é adaptar os produtos e conceber uma gama de exportação; no marketing global é desenvolver produtos internacionais ou criar uma carteira de actividades (a noção de produto alarga-se para além de gama, estando as empresas cada vez mais a gerir uma carteira de actividades; quando num país uma empresa vende a sua produção, fabrica um produto sob licença ou participa numa “joint-venture” está a gerir diferentes actividades).

PREÇO: no marketing de exportação é calcular e fixar o preço de venda para exportação; no marketing global é estabelecer uma política de preços internacional.

DISTRIBUIÇÃO: no marketing de exportação é formar uma força de vendas e escolher os canais; no marketing global é constituir uma rede de distribuição internacional.

COMUNICAÇÃO: no marketing de exportação é dar a conhecer a marca no estrangeiro; no marketing global é criar uma imagem internacional homogénea.

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