terça-feira, 8 de março de 2011

Factores da força das marcas

O interesse em medir o valor de marca foi alvo de grande destaque através de um vasto conjunto de aquisições de marcas, que ficaram famosas nos anos 1990. Nos anos 2000 e actualmente, as aquisições continuam a ser notícia nos jornais económicos.

Os principais factores do valor de marca são os seguintes:

- Fidelidade - Trata-se de uma ligação emocional entre a marca e o cliente, que aumenta a repetição de compra. Como é que isto cria valor? Os custos de adquirir novos clientes diminuem. É mais provável que os distribuidores adquiram marcas com elevado índice de fidelização. Clientes muito fieis angariam novos clientes para a marca.

- Notoriedade - Consiste na familiaridade do consumidor com a marca. Como é que cria valor? As pessoas tendem a preferir coisas que lhes são familiares, em vez das que não conhecem.

- Qualidade percebida - É a percepção do consumidor face à qualidade esperada de uma marca. Como é que cria valor? É mais provável que as pessoas paguem por coisas que julgam ser de alta qualidade. E que paguem por isso um preço elevado. O mesmo acontece com os distribuidores. A qualidade percebida cria uma plataforma de lançamento para as extensões de marca.

- Associações - São as imagens ou ideias que estão ligadas a uma marca. Como é que criam valor? As associações podem tornar uma marca interessante e relevante para os consumidores, ajudando-os a encontrarem razões para comprar. As associações criam uma diferenciação clara face á concorrência.

Sem comentários: