sábado, 23 de abril de 2011

Atenção - Não pode gerir o que não quantifica

Senhor empresário, a sua publicidade é eficaz? Como sabe? A sua comunicação é de vanguarda? Como pode dizer isso? O seu marketing está a atingir o alvo pretendido? Quem o diz? Independentemente dos parâmetros que utilizar, tem de definir claramente uma base e um objectivo para a quantificação e comparação.




Existem muitos índices que poderá utilizar para começar a ter uma base de quantificação para a sua publicidade e depois fazer uma análise quantitativa do progresso, à medida que desenvolve a sua actividade. Depois inicie o processo de quantificação e não altere os parâmetros a meio do planeamento. Se estiver a quantificar as vendas em euros em determinado mês, não altere para a quantidade de vendas no mês seguinte. Escolha o indicador que julgue mais realista e duradouro e mantenha-o o maior tempo possível. Qualquer que seja o indicador utilizado, aguarde pelo menos um ano para analisar a evolução dos resultados.



Por exemplo, se escolher o índice de notoriedade como indicador, então saberá, de um dia para o outro, se a sua publicidade funciona. Porque se designa índice de notoriedade? Muitas pessoas pensam que se trata de um indicador que quantifica até que ponto as pessoas se lembram da sua mensagem. Mas os criativos com maior espírito crítico afirmam que se o valor do índice não for suficientemente elevado, é porque terão de reanalisar todo o trabalho.



Assim, escolha os indicadores e padrões e estabeleça o nível mais elevado a que se consiga atrever. Depois, cumpra-o. Se viver de acordo com os padrões que definiu, este facto mudará o desempenho da sua actividade.

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