terça-feira, 12 de abril de 2011

Criar uma boa publicidade é um trabalho de equipa

Senhor empresário, conheça bem a equipa que trata da sua publicidade. Convide os membros da equipa, de vez em quando, para almoçar. Eles aguentam mal o álcool, mas mesmo assim leve-os. Faça o que estiver ao seu alcance para motivá-los. Steve Lance, publicitário e autor do livro "The Little Blue Book of Advertising", gosta de utilizar uma analogia, da autoria de Adam Smith: a melhor publicidade é como caçar. Necessita de um caçador, de um cão e de uma arma. Os "marketeers são os caçadores. Eles decidem qual o tipo de jogada e em que terreno actuarão. Os investigadores são o cão. Assim que lhes disser qual o rasto que devem seguir, eles farão um trabalho fantástico para encontrar e encurralar o seu alvo. Finalmente, os criativos são a arma. Se os "masrketeers" e os investigadores desempenharem bem as suas funções, os criativos atingirão sempre o alvo, ou então não são bons criativos. Sim, isto parece banal, mas é verdadeiro. Senhor empresário, diga ao seu "marketeer" que não cace sem o cão, não dê a arma ao cão e não tente redesenhar a arma enquanto dispara.

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