terça-feira, 26 de abril de 2011

Definições de estratégia

Existem muitas definições de estratégia, bem como tratados e estudos sobre este tema. Vou indicar algumas definições de estratégia:

- Estratégia é um grande plano de acção organizacional que visa atingir um grande objectivo organizacional (James H. Higgins e Julian W. Vincze).

- Estratégia é um plano, ou algo equivalente - uma direcção, um guia de acção para o futuro, um caminho para chegar daqui acolá, etc. A estratégia é também um padrão, isto é, a consistência de um comportamento ao longo do tempo (Henry Mitzberg).

- Estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de actividades. A essência do posicionamento estratégico é escolher actividades diferentes dos nosos rivais (Michael E. Porter).

- Estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e acções designados para explorar competências fundamentais e adquiurir vantagens competitivas (Michael A. Hitt, R. Duane Ireland, S. Michael Camp e Donald L. Sexton).

- Todas as organizações optam com base numa Teoria do Negócio. A estratégia converte esta teoria do negócio em desempenho. O objectivo é permitir à organização alcançar os resultados desejados num ambiente imprevisível, uma vez que a estratégia permite a uma organização ser propositadamente oportunista.

Sem comentários: