quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que significa qualidade?

É difícil de definir qualidade, mas um certo designer de produtos de renome (Gene Case) definiu como sendo a falta de sinais de não qualidade. Na primeira vez que ouviu a frase, Jeff Woll, um dos autores do livro "The Little Blue Book of Advertising", não ficou completamente convencido. Mais tarde concordou que é um imperativo para o marketing de sucesso. O livro "Blink!", de Malcolm Gladwell, dedica-se totalmente a este tema. Quantas vezes tentou definir qualidade e não conseguiu? Imagine: alguma vez recebeu um curriculum com um erro ortográfico (um sinal de não qualidade)? Possivelmente atirou-o logo para o lixo. Alguma vez se sentou num automóvel de luxo e olhou para o tablier e questionou a sua textura e aparência (um sinal subconsciente de não qualidade), pensando que não era uma atitude inteligente da parte do fabricante apresentar um carro de luxo assim? Quantas vezes num atendimento telefónico de uma empresa ou entidade desligou zangado pelo mau atendimento? Um sinal de não qualidade.

Sem comentários: