segunda-feira, 4 de abril de 2011

Relatório de gestão e marca

Sabemos, e eu tenho insistido no meu blogue, que as marcas são essenciais na criação de valor para os negócios contemporâneos. No entanto, a representação da marca nos reltórios de gestão é muitas vezes terrivelmente inadequada. As medidas mais próximas são frequentemente coisas como a "satisfação do consumidor" ou a "quota de mercado". Mas isto não é suficiente. Por exemplo, os índices de satisfação dos clientes só muito raramente prevêem uma boa performance. Mas certas medidas do valor da marca podem dar a indicação do futuro desempenho dos negócios. Os relatórios de gestão que negligenciam a marca têm a probabilidade de fornecer uma imagem incompleta do desempenho de uma porganização. Mais do que isto, as empresas que não reflectem as avaliações da marca nos seus relatórios correm o risco de investir de menos nas suas marcas. Existem já muitos negócios que puseram em prática técnicas de elaboração de relatórios sofisticadas, como o "balanced scorecard", mas frequentemente continuam a omitir as avaliações da marca.

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