segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba para onde quer levar a sua marca

Sabe para onde quer levar a sua marca? Alguém o sabe na empresa? Em muitas empresas não existe um objectivo claro e preciso. Ou ainda pior: o objectivo está até formalizado, mas de tal forma que nunca poderá ser atingido dentro do prazo ou do orçamento definidos. Não saber - realisticamente - onde quer levar a sua empresa ou marca é uma má prática de gestão. É uma garantia virtual de fracasso financeiro. Os primeiros passos essenciais na construção de grandes marcas são definir metas realistas e criar um processo de quantificação regular e frequente. Eis uma lista de passos a seguir para definir metas realistas numa reunião importante acerca dos objectivos da marca:

- Comece com uma reunião (tipo retiro) de dois dias com os principais gestores de topo e os melhores de âmbito intermédio. Não esqueça os responsáveis de vendas, de investigação e de marketing, bem como o da publicidade.

- Prepare-se para ouvir e assegure-se de que todos aprendam a fazê-lo. Prepare-se também para desafiar.

- Convoque um moderador para facilitar a discussão.

- Defina uma cronologia em que explore a posição da empresa e da marca e para a qual os responsáveis pretendem que ela possa ser levada.

- Permita que todos os participantes façam uma "apresentação de elevador", assim chamada para que (eventualmente) possa ser apresentada a um potencial comprador/investidor num elevador, desde o 1º ao 15º andar. Depois conceda-lhes mais 40 minutos para apresentarem a visão de longo prazo.

- Surgirão muitas duplicações na reunião, o que poderá gerar aborrecimento e cansaço. Planeie intervalos frequentes, para que as pessoas se consigam concentrar, sem estarem preocupadas com o que deixaram por fazer no escritório.

- No final das apresentações iniciais, a gestão de topo seleccionará os objectivos, ideias e argumentos melhores e mais realistas para serem discutidos posteriormente (final do 1º dia).

- No 2º dia, depois dos objectivos da marca serem definidos, seguem-se os passos mais críticos. O que será necessário para vencer? Aumentar o orçamento de publicidade? Redesenhar o produto? Nada deve ser sagrado, pois é o futuro da marca que está em jogo. Não permita que esta reunião se transforme numa discussão banal do dia-a-dia.

- Leve a cabo uma discussão sobre o tema "o que é necessário para vencer", destacando os passos das acções específicas que todas as pessoas podem começar a desenvolver para solidificar os objectivos individuais que necessitam de alcançar para a marca sair vencedora.

- Só neste momento deve apresentar as folhas de cálculo para formalizar o plano com base num critério quantificável.


O objectivo desta reunião de dois dias não consiste em tirar a responsabilidade à gestão, mas assegurar que ela assume o compromisso de ouvir os principais intervenientes dentro da empresa.

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