terça-feira, 25 de setembro de 2012

PME exportadoras - O papel da Internet nos planos de marketing 2013

O ano de 2013 vai ser difícil para as PME, mas as PME exportadoras têm possibilidade de se defender melhor do que as não exportadoras, porque alguns mercados externos europeus continuam estáveis e até há certos países fora da Europa (emergentes e não só) que estão em expansão. Assim, é importante que as PME exportadoras desenhem os seus planos de marketing para 2013, pensando que o marketing está a mudar (já mudou) e que o papel da Internet nesses planos tem que assumir um lugar preponderante, principalmente atendendo aos menores custos que a Web envolve, face aos custos da publicidade convencional.

De acordo com a consultora Nível Horizontal, qualquer empresário que queira construir um negócio sustentado nos dias de hoje tem que integrar os departamentos de marketing e vendas, de modo a funcionarem como um só. Mas este processo, que se designa ser um empresário SMarketing (nem Sales nem Marketing mas SMarketing) não é completamente novo. No final dos anos 1960 e princípios de 1970 trabalhei numa agência de publicidade em Lisboa e quando estive num estágio em Londres na agência associada, verifiquei que todos os clientes dessa agência tinham os seus departamentos de marketing muito ligados às vendas: o marketing fornecia à equipa de vendas informações valiosas sobre como fazer a venda (como o cliente compra), ou seja, fazia-se o acompanhamento dos clientes. Na era da Internet este processo é essencial: a PME exportadora pode ser mais eficaz se for uma empresa SMarketing.



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