domingo, 18 de março de 2018

Exportar produtos agrícolas e alimentares

As exportações portuguesas totais em 2016 (último ano disponível) foram de 50022 milhões de euros, contra 45213 milhões cinco anos antes (2012). Ora, as exportações da fileira agroalimentar representam entre 10% e 11% deste total, concretamente 5705 milhões de euros (2016) e 4790 milhões de euros (2012). A participação desta fileira para o total exportado tem que ser pensada em termos de acrescentar valor, quer para os produtos existentes, quer para novos produtos, na sua qualidade e no marketing, sobretudo nas marcas promovidas, não descurando o comércio digital tão desenvolvido no momento actual. 

Acontece que o comércio mundial destes produtos é muito competitivo, como se vê pelos grandes exportadores mundiais, que são os EUA (10% do total), os Países Baixos (6,4%), a Alemanha (5,6%), a China (5,1%) e o Brasil (4,9%). Portugal, como pequena economia europeia, tem 0,48% do total mundial, o que não nos deve surpreender, não só pela dimensão territorial, se compararmos com os EUA, China e Brasil, mas também pelas economias europeias, com grande tradição neste sector, sobretudo os Países Baixos.Neste link  pode ver-se com mais detalhe as exportações da fileira agroalimentar.

Para terminar, e já que se sabe ser necessário em todos os sectores  prosseguir com as mais modernas técnicas de marketing digital, faço um link para um post da Consultora Nível Horizontal. 

Sem comentários: